Prevenção de pneumonia em idoso / Vacina pneumocócica (Prevenar 13 e Pneumo23)

A vacina pneumocócica previne infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, principalmente a pneumonia e a meningite bacteriana, além de prevenir que essa bactéria se espalhe no organismo e cause uma infecção generalizada do organismo.

Existem 2 tipos de vacina contra pneumonia para idosos: a VACINA Conjugada 13-valente (VPC13) 13 tipos e a VACINA Polissacarídica 23-valente (VPP23) que contém 23 tipos de pneumococos.

  • Quando tomar: é recomendado um esquema com 3 doses.
  • primeira dose = VPC13 (clínica particular)
  • segunda dose = VPP23 (após seis a doze meses)
  • reforço =  VPP 23 após 5 anos.

Se o idoso já recebeu uma primeira dose de VPP23, deve-se aplicar a VPC13 após 1 ano e agendar a dose de reforço da VPP23 após 5 anos da primeira dose.

Quem não deve tomar: pessoas que mostraram reação anafilática à dose anterior da vacina ou algum de seus componentes. Além disso, a vacina deve ser adiada em caso de febre ou alterações da coagulação sanguínea, se feita via intramuscular.

A vacina VPP23 é feita de forma gratuita pelo SUS foco nos idosos com maior risco de infecção, como os que estão vivendo em casas de repouso comunitárias. Já a vacina VPC13 é realizada em clínicas particulares.

Comentários estão fechados.