Marcos de Desenvolvimento

16_16 1 MÊS
– Levanta a cabeça
– Reage aos sons
– Olha fixo para rostos
– Passa boa parte do tempo dormindo
– Enxerga objetos muito próximos (15 a 20 cm)


16_16  2 MESES
– Mantém a cabeça erguida por períodos curtos.
– Levanta a cabeça num ângulo de 45 graus
– Vocaliza sons como “agu” e “arru”
– Segue os objetos com o olhar
– Movimentos ficam menos bruscos
– Sorri ao contato social
– Desenvolve um tipo de choro para cada tipo de problema

16_16  3 MESES
– Segura a cabeça com firmeza
– Dá gargalhada
– Dá gritinhos
– Reconhece o seu rosto e seu cheiro
– Reconhece a sua voz
– Vira a cabeça na direção dos barulhos
– Leva as mãos à boca e suga os dedos
– Segura objetos com firmeza por pouco tempo
– Com brincadeiras e músicas o bebê fica agitado, realizando movimentos de pernas e braços

16_16  4 MESES
– Responde com sons quando você fala com ela
– Consegue apoiar o peso nas pernas
– Junta as mãos e bate nos brinquedos
– Consegue segurar um brinquedo
– Estica o braço para pegar objetos
– Consegue se virar deitada

16_16  5 MESES
– Consegue distinguir cores primárias
– Consegue se virar deitada
– Consegue se distrair com as mãos e os pés
– Vira na direção de barulhos novos
– Reconhece o próprio nome
– Põe objetos na boca
– Senta com apoio

16_16  6 MESES
– Vira na direção de sons e vozes
– Imita sons, faz bolinhas de cuspe
– Rola nas duas direções quando deitada
– Senta sem apoio
– Estica os braços para pegar objetos e os põe na boca
– Está pronta para alimentos sólidos

16_16  7 MESES
– Senta sem apoio
– Puxa objetos em sua direção
– Imita sons da fala
– Começa a se arrastar ou engatinhar
– Pode demonstrar medo com pessoas estranhas

16_16  8 MESES
– Diz “papá” e “mamã/á” para os pais, sem especificar
– Transfere os objetos de uma mão para a outra
– Engatinha bem
– Aponta para objetos
– Atira objetos no chão
– Reclama quando é contrariado

16_16  9 MESES
– Fica de pé segurando em alguma coisa
– Combina sílabas em sons que parecem palavras
– Usa o movimento de pinça para pegar objetos pequenos
– Bate objetos um contra o outro
– Reconhece sua imagem no espelho e reage com euforia

16_16  10 MESES
– Dá tchau com a mão
– Pega objetos com o movimento de pinça
– Anda segurando nos móveis
– Responde ao nome e entende o “não”
– Mostra o que quer com gestos

16_16  11 MESES
– Diz “papá” e “mamã/á” para a pessoa certa (pai e mãe)
– Participa de brincadeiras com gestos
– Fica de pé sozinha por alguns segundos
– Imita as ações dos outros
– Coloca objetos dentro de um recipiente
– Entende instruções simples

16_16  12 MESES
– Imita as ações dos outros
– Diz sons parecidos com palavras
– Mostra com gestos o que quer
– Diz uma palavra além de mamã/á e papá
– Dá alguns passinhos
– Entende e cumpre instruções simples
– Bebe líquidos no copinho

16_16  1 A 2 ANOS
– Anda sem apoio
– Reconhece o próprio nome
– Começa a correr, subir em móveis, ficar nas pontas dos pés
– Vira páginas de um livro ou revistas (várias ao mesmo tempo)
– Gosta de rabiscar no papel
– Sabe quando uma ilustração está de cabeça para baixo
– Mostra senso de humor
– Nesta fase, ainda não compreende regras, mas chora quando leva bronca e sorri quando é elogiado
– Quando está bravo pode atirar objetos
– É possessivo
– A partir dos 18 meses começa a criar frases curtas (2 a 3 palavras)
– Usa o próprio nome
– Reconhece partes do corpo
– Presta atenção em histórias pequenas

16_16  2 A 3 ANOS
– Tira os sapatos
– Chuta bola sem perder o equilíbrio
– Gosta de dançar. Acompanha o ritmo da música batendo palmas
– Está pronta para a retirada das fraldas
– Mexe em tudo
– Testa a autoridade
– Tenta impor suas vontades
– Prefere companhia para brincar
– As frases vão aumentando e surge o plural
– Fala de si mesma na terceira pessoa
– Chama familiares próximos pelo nome
– Pergunta ‘cadê”, ‘o que”, “onde”

16_16  3 A 4 ANOS
– Consegue colocar e tirar as suas roupas sem a ajuda de um adulto
– Gosta de desenhar
– Consegue segurar um lápis na posição correta
– Consegue pedalar
– Brinca com outras crianças
– Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor
– Constrói frases com até seis palavras
– É capaz de separar objetos por tamanho e cor
– Compreende os conceitos de igual e diferente
– Lembra e conta histórias

16_16  4 A 5 ANOS
– Consegue usar a tesoura e cortar papel
– Maior domínio no uso de talheres
– Consegue pegar a bola com as duas mãos quando está em movimento
– Está mais sociável
– Se sente grande perto das crianças menores
– Sente vontade de tomar as suas próprias decisões
– Expressa seus sentimentos
– Já fala muitas palavras
– Gosta de inventar e contar suas próprias histórias
– Consegue identificar algumas letras do alfabeto e números