Perguntas e Respostas sobre Gripe H1N1

 

  • O que é Gripe H1N1 ?

É uma gripe do tipo A provocada pelo vírus H1N1, que circula entre os humanos. Foi inicialmente detectada em 2009, no México, e espalhou-se rapidamente, causando uma pandemia mundial, chamada na época de gripe suína.

  • Como se pega?

Através de inalação de secreções do doente ao falar, tossir, espirrar ou por contato com superfícies contaminadas, como móveis, maçanetas, corrimões, talheres, copos, etc…

  • Quais são os sintomas?

Os mesmos da gripe comum, porém com maior intensidade: febre alta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e garganta, coriza, irritação nos olhos e ouvidos, falta de ar e dor no peito.

  • Como se prevenir?

A vacinação é o melhor modo. Deve-se lavar sempre as mãos com sabão, usar álcool gel, evitar levar a mão nos olhos, nariz e boca e cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar.

  • Qual é o tratamento?

O doente deve repousar, beber muito líquido, evitar bebidas alcoólicas e fumar. Remédios para dor e febre podem ser utilizados. Para casos graves e grupos de risco (crianças, idosos, asmáticos, diabéticos, cardiopatas, entre outros) pode ser indicado o Oseltamivir (Tamiflu).

  • Qual a diferença entre o H1N1 e os outros vírus da gripe?

O H1N1 tem maior probabilidade de causar complicações como a SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), principalmente em pessoas do grupo de risco.

  • Por que a gripe chegou antes esse ano?

Não sabemos ao certo, mas acredita-se que haja uma tendência de antecipação a cada ano. Um dos motivos pode ter sido o contato com turistas, que trouxeram o vírus do Hemisfério Norte, a mudança do clima e a baixa vacinação em 2014 e 2015.

  • Como diferencio uma gripe de um resfriado?

No resfriado, os sintomas são coriza, espirros, leve dor no corpo, e ocasionalmente febre baixa e tosse. Na gripe o início é súbito, com febre alta, tosse seca e bastante dor no corpo e garganta. Podem ocorrer complicações no pulmão e falta de ar.

  • A vacina protege contra quais vírus?

A vacina Trivalente protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e um tipo da gripe B. A Tetravalente que protege além das três citadas, possui mais um tipo da gripe B.  A Tetravalente da marca GSK protege pessoas acima de 3 anos, enquanto a da Sanofi pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade.

  • A vacina é 100% eficiente?

Não, a eficácia de 60% a 90%, dependendo da idade da idade e outros fatores, como presença de doenças crônicas e infecções.

  • Quem não pode ser vacinado?

Bebês menores de 6 meses e quem já teve reações anafiláticas em aplicações anteriores. Quem teve a Síndrome de Guillain Barré ou possui alergia grave a ovo (pois a vacina possui traços de proteínas do alimento)- também deve ter cuidado. Pacientes em uso de corticoide oral por mais de 15 dias ou em doses imunossupressoras.

  • A vacina vale por quanto tempo?

Ela demora de 3 a 4 semanas para começar a fazer efeito e é útil por 6 a 8 meses. As cepas habitualmente mudam, e por isso é necessário repetir a vacinação anualmente.

  • Se eu já peguei anteriormente a gripe H1N1, ainda preciso me vacinar?

Sim. Quem foi infectado fica protegido por um tempo, mas depois pode voltar a pegar a doença. O tempo de imunização é mais prolongado que a vacina, porém não é possível prever  porque varia muito.

  • Quem toma a vacina tem chances de ficar gripado como “reação vacinal”?

Não. No máximo pode apresentar dor local e mal estar.

 

 

 

 

Comentários estão fechados.