Pet e Crianças

Toda criança fica vidrada nos animais. Os olhos se tornam um misto de alegria, curiosidade e, às vezes, medo, quando surge por perto um cãozinho, um gatinho, um pássaro ou qualquer outro bichinho. É um verdadeiro momento de êxtase para eles e de contemplação para os adultos, que, nesta hora, certamente se perguntam “o que será que eles pensam sobre os animais?”. Mais do que alegria e curiosidade, pesquisas revelam que ter um pet em casa pode trazer inúmeros benefícios para os pequenos e para toda a família.
Benefícios Redução da ansiedade, do estresse e a melhora das habilidades motoras e da imunidade são alguns dos benefícios para os filhos com bichinhos em casa. De acordo com uma pesquisa norteamericana, crianças em idade pré-escolar que têm/tiveram pets e aprenderam a cuidar deles, desenvolveram uma melhor habilidade social, o que aumentou a autoestima. Além disso, elas mostraram-se mais compreensivas em relação aos sentimentos das pessoas e cooperaram mais em atividades, o que certamente contribui para sua socialização. A ação e reação que existe neste relacionamento ajuda também na questão da generosidade. Os pequenos aprendem desde cedo a dividirem o alimento com seu cãozinho e conseguem entender que isso o faz sentir alegre no momento em que abana o rabo, por exemplo. Todos estes benefícios refletem em sua personalidade. O contato desde cedo com os bichos também é válido para compreender a relação entre vida e morte. Desta forma, as crianças passam a encarar a morte com maior aceitação e menos sofrimento, afinal, esta é a única certeza que se tem a respeito da vida.
Barreiras Mesmo com tantos pontos positivos, uma pesquisa realizada em 2009 pela Comissão de Animais de Companhia, a Comac, mostrou que apenas 33% das famílias com filhos até nove anos de idade, das classes A, B e C, possuem algum pet em casa. Sujeira, pelos espalhados no chão e doenças são alguns dos problemas apontados pelos que não possuem nenhum bicho. Agora que você já sabe sobre os benefícios que os pets trazem para a casa, por que não investir em um peixinho que seja, para que seu pequeno cresça e aprenda a lidar com os bichos desde cedo? Afinal, essa é uma lição para toda a vida ;).
Lembre-se: é importante você consultar o pediatra do seu filho antes da aquisição de um animalzinho de estimação. Converse com ele, tire todas as suas dúvidas, principalmente no caso do seu pequeno ter alguma alergia.
Fonte: Texto original extraído do Blog Vida de Mãe – http://www.nestle.com.br/vidademae

Comentários estão fechados.